AAOA
AAOA

ASSOCIAÇÃO DE ATLETAS OLÍMPICOS DE ANGOLA
WebSite Oficial

Pelo Mundo

ANGOLA OLIMPISMO

85 REPRESENTANTES DE ASSOCIAÇÕES NACIONAIS DE ATLETAS OLÍMPICOS(NOA), 350 REPRESENTANTES ATLETAS DE 185 COMITÊS OLÍMPICOS NACIONAIS (NOCS), 50 FEDERAÇÕES INTERNACIONAIS (IFS), CINCO COMISSÕES DE ATLETAS CONTINENTAIS (ACS), OS ACS DE
mais...

LUTO - Passamento Físico Nadador Olímpico e 1º Porta Bandeira Fernando Lopes

12-10-2020

É com profunda dor que damos a conhecer o Passamento Físico do nosso Atleta Olímpico Nadador Fernando Lopes, o 1º Porta Bandeira Olímpico ocorrido Hoje em Luanda por motivos de sáude. 


Fernando Lopes, nasceu em Luanda a 21 de Novembro 1964, Filho de Maria da Luz Soares e de Pedro José Lopes, deixa quatro filhos, sua esposa e a comunidade do Desporto / Olimpismo e das Linhas Areas da TAAG em choque.


Nando, iniciou a sua carreira de nanador muito jovem nas escolas de natação da Piscina de Alvalade e posteriormente juntou-se ao Clube Naval de luanda e com o seu bom estilo a nadar de costas fez parte do grupo de elite dos anos 70 e 80 da natação Angolana, onde foi selecionado para participar nos Jogos Olímpicos de Moscovo 1980. 


António Monteiro "Bambino" Colega de Moscovo e actual Secretário Geral do Comité Olímpico Angolano e da Vida Desportiva e Amigo de Nando "foi um desafio para Bambino, pois nando durante cerca de dois anos foi o único nadador que lhe fazia frente na prova rainha dos 100 livres, hoje perdi um colega e amigo da esfera do desporto, da amizade, da cultura e da Vida" 


Fernando Lopes, pela sua qualidade e por ser o atleta mais novo de Angola e dos Jogos Olímpicos de Moscovo com 15 anos de Idade foi o Porta Bandeira de Angola na Missão dos Jogos Olímpicos de Moscovo 1980, onde nadou a estafeta de 4x100 estilos com os seus colegas Fernando Lopes Santos, Marcos Daniel e Jorge Lima.


Fernando prosseguiu, a sua carreira após o desporto como oficial de Bordo na Companhia áerea TAAG, onde é e foi conhecido pelas suas excelentes qualidades de anfetrião, profissionalismo, comunicativo e que se tornou um chefe de cabine e formador de muitos. 


Nádia Cruz, Presidente da Associação dos Atletas Olímpicos e Vogal do Mundo disse "Estou em choque com a notícia, acompanhava o Fernando nas redes Sociais, e falava sempre que possivel com ele. Tinhamos os dois agendada uma entrevista esta semana para a Televisão Pública ....já não será a mesma entrevista ..... Ele era um exemplo para mim, primeiro Porta Bandeira, o mais novo nos jogos olímpicos como eu, um Homem Grande, Integro, Ser Humano, humano, feliz com a vida, participativo para a sociedade, e um Pai e Amigo para a sua Familia e Amigos.....o QUE DIZER MAIS.....deixas um vazio grande ao Olímpismo Nacional, ao Desporto e à tua nossa FAMÍLIA. "


À Familia Enlutada endereçamos os nossos pesamos

© 2012 AAOA. Todos os direitos são reservados.

política de privacidade | adicionar aos favoritos | recomendar site

Design e programação: ID-Angola