AAOA
AAOA

ASSOCIAÇÃO DE ATLETAS OLÍMPICOS DE ANGOLA
WebSite Oficial

Pelo Mundo

ANGOLA OLIMPISMO

85 REPRESENTANTES DE ASSOCIAÇÕES NACIONAIS DE ATLETAS OLÍMPICOS(NOA), 350 REPRESENTANTES ATLETAS DE 185 COMITÊS OLÍMPICOS NACIONAIS (NOCS), 50 FEDERAÇÕES INTERNACIONAIS (IFS), CINCO COMISSÕES DE ATLETAS CONTINENTAIS (ACS), OS ACS DE
mais...

ANGOLA PRESENTE NA Iª CONFERÊNCIA SOBRE IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE ACÇÃO KAZAN EM ÁFRICA

13-09-2019


A Ministra da Juventude e dos Desportos, Ana Paula Silva do Sacramento Neto, participa, desde terça-feira (10/09), até sexta-feira (13/09), em Antananarivo, Madagascar, da Primeira Conferência de Ministros do Desportos dos países africanos, com a finalidade de adoptar o Plano Acção de Kazan para África (PAK) e definir as melhores estratégias para a sua implementação futura.


A preparação de...sta conferência surge de um encontro de peritos, realizada no ano passado, onde ficou o compromisso dos países africanos avaliar a implementação do Plano de Acção do Kazan.



Da avaliação feita, concluiu-se que os problemas encontrados na implementação, até a data, são quase semelhantes em todos os países.
Dilemas que vão desde a falta de reconhecimento da educação física de qualidade como disciplina curricular, a insuficiência de professores, dos que existem, falta-lhes o nível académico esperado. Mas também constatou-se unanimidade nas dificuldades associadas a insuficiências orçamentais, faltas de infraestruturas adequadas, problemas de radicalismo cultural, entre outros.


Angola, preocupada com os princípios de boa-governação, realiza através da Estratégia do Desenvolvimento do Desporto, que persegue objectivos e metas estabelecidas, listou acções com propostas, onde é salientado o resgate e realização dos jogos tradicionais muito praticados, com destaque para a garrafinha e o zero (nzango) que são praticados nas diversas comunidades em todo território nacional.


Além do surgimento de associações que desenvolvem os jogos tradicionais, pode ainda nos próximos tempos, ser criada uma federação angolana que se dedicará unicamente do desenvolvimento dos jogos tradicionais.


SOBRE O KAP


Plano de Acção de Kazan (KAP) foi adoptado em 15 de Julho de 2017, após a Sexta Conferência Internacional de Ministros e Altos Funcionários Responsáveis pela Educação Física e Desporto da UNESCO.


O mesmo é resultado de amplas consultas dos Estados Membros da UNESCO, com o Comité Intergovernamental de Educação Física e Desporto (CIGEPS), seu Conselho Consultivo Permanente, bem como outros especialistas e profissionais no campo das políticas de educação física, actividade física e desporto.


O KAP marca o compromisso de vincular o desenvolvimento da política desportiva à Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.



© 2012 AAOA. Todos os direitos são reservados.

política de privacidade | adicionar aos favoritos | recomendar site

Design e programação: ID-Angola