AAOA
AAOA

ASSOCIAÇÃO DE ATLETAS OLÍMPICOS DE ANGOLA
WebSite Oficial

Pelo Mundo

ANGOLA OLIMPISMO

85 REPRESENTANTES DE ASSOCIAÇÕES NACIONAIS DE ATLETAS OLÍMPICOS(NOA), 350 REPRESENTANTES ATLETAS DE 185 COMITÊS OLÍMPICOS NACIONAIS (NOCS), 50 FEDERAÇÕES INTERNACIONAIS (IFS), CINCO COMISSÕES DE ATLETAS CONTINENTAIS (ACS), OS ACS DE
mais...

Angola Apurado para o Mundial de Hóquei em Patins

10-03-2019

Angola participou na primeira Edição do Campeonato Africano de hóquei em patins que é uma inovação, tendo em conta o novo modelo de qualificação aos Jogos Mundiais da Patinagem implementados desde 2017, na edição da China.
Contrariamente aos anos anteriores, em que a qualificação era feita pela classificação no Campeonato do Mundo anterior (agora designado Jogos Mundiais da Patinagem), no novo modelo as selecções apuram-se por via dos campeonatos continentais.


Assim, participam nos Jogos Mundiais de Patinagem as oito melhores selecções no cômputo do continente europeu, asiático, americano e africano.


Os segundos classificados dos torneios qualificativos participam no Campeonato do Mundo do grupo B, actualmente designado Taça Intercontinental, enquanto os terceiros jogam a Taça Sollanger, onde as três provas são disputadas em simultâneo.


Neste Campeonato Africano, que teve a participação somente de três selcações, Angola, Egypto e Mocambique, tendo a Africa do Sul, desistido por falta de verbas, Angola estriou-se contra a selecção do Egipto onde goleou o Marco de 30-0.


Angola venceu igualmente a selecção de Mocambique por 5-3, que permitiu a qualificação e Vitória de Angola para o Primeiro Lugar do Campeonato Africano. 


Fruto disso Angola garantiu o apuramento à Elite 8 do Mundial, que se disputara em Julho deste ano, em Barcelona, Espanha.


O Treinador Fernando Fallé, ficou satisfeito com o emprenho da selecção nacional que teve o Angolano João Pinto como Atleta MVP e marcadores os hoquistas Nery, Big, André Senteno, Martin Payero e João Pinto, ao passo que Filipe Vaz, Mário Marinho e Bruno Pinto apontaram os tentos dos irmão do Índico.


O Hóquei em Patins ainda não é uma modalidade Olímpica, mas poderá vir a ser considerada com o novo ciclo de qualificação para os mundiais e maior pratica e qualificação de paises nas competições regionais e mundiais.


O Presidente da Federação Dr Hirondino Garcia que participou nas Olimpiadas de Barcelona 1992 como uma das potenciais modalidades a ser inlcuida na altura como exibição nesses jogos, mostrou a sua satisfação pela conquista e pela continuidade de ter a sua modalidade num ciclo mundial considerando que Angola participa há decadas nos campeonatos e é uma selecção de referencia Mundial.  


Parabésn familia do Hóquei

© 2012 AAOA. Todos os direitos são reservados.

política de privacidade | adicionar aos favoritos | recomendar site

Design e programação: ID-Angola